Agência BrasilDestaque

Grupo de Trabalho é instalado para debater comunicação pública e participação social no Brasil em reunião na Secom.

Em reunião realizada nesta segunda-feira (18) na Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), foi instalado o Grupo de Trabalho (GT) responsável por debater a participação social, definir diretrizes e propor medidas para aprimorar a comunicação pública no Brasil. O encontro contou com a presença de representantes da Secom, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), do antigo Conselho Curador da estatal e de entidades representativas dos trabalhadores.

Durante a reunião, os participantes do GT definiram pautas, calendário de reuniões e escolheram o relator e vice-relator do projeto. Além disso, foi realizada uma homenagem ao ex-conselheiro da EBC, o jornalista Mário Augusto Jakobskind, falecido em 2018.

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, expressou seu entusiasmo com o início do processo, destacando a importância de refletir e diagnosticar o setor para projetar uma agenda para a comunicação pública brasileira. Ele citou as dificuldades enfrentadas ao longo do ano e expressou a esperança de que o projeto se torne uma referência internacional.

O presidente da EBC, Jean Lima, enfatizou que o ano foi desafiador, mas de avanços, com melhorias no diálogo com os empregados e sindicatos, novos acordos com outros países e o retorno das ações para o projeto de implementação da TV Brasil Internacional.

A participação do professor emérito da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB) e ex-integrante do Conselho Curador da EBC, Murilo César Ramos, destacou a importância de retomar uma instância de participação social nos moldes do Conselho Curador cassado.

A primeira reunião do GT definiu pautas, calendário de reuniões e escolheu Rita Freire como relatora e Octávio Pieranti como vice-relator. O grupo realizará oito reuniões, sendo a próxima prevista para 9 de janeiro de 2024.

Rita Freire expressou a expectativa da sociedade civil em restituir à EBC instrumentos que contribuam para a sua autonomia, como a participação social efetiva e assegurada por instrumentos que precisarão ser criados. Ela também destacou a importância do diálogo com as expectativas da sociedade e a definição de instrumentos a partir do GT, que ainda não existem.

Além dos participantes citados, a reunião contou com a presença do secretário-executivo da Secom, Ricardo Zamora, das ex-integrantes do Conselho Curador da EBC Ana Luiza Fleck, Rita Freire e Evelin Maciel (representante da deputada federal Luiza Erundina), da representante dos empregados da EBC, Akemi Souza, do representante do Sindicato de Jornalistas, Pedro Rafael Vilela, e do representante do Sindicato dos Radialistas, Alexandre Lourenço, entre outros.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo