DestaqueUOL

Responsabilização legal de migrantes que atravessam ilegalmente a fronteira dos EUA e discussão sobre financiamento de muros fronteiriços.



Projetos de lei e medidas para conter a imigração ilegal nos EUA

Recentemente, a legislação federal dos Estados Unidos tem sido aplicada de forma rigorosa contra os migrantes que atravessam ilegalmente a fronteira, resultando em acusações de entrada ou reentrada ilegal. Agentes de fronteira e procuradores federais estão promovendo a aplicação da lei, criando um ambiente mais hostil para aqueles que tentam entrar no país de maneira ilegal.

O governador Greg Abbott está previsto para assinar um projeto de lei que destina a impressionante quantia de 1,5 bilhão de dólares à construção de muros fronteiriços e outras operações de fiscalização. Este financiamento se soma aos 5 bilhões de dólares em fundos estatais já apropriados para a segurança das fronteiras, mostrando o comprometimento do estado do Texas em conter a imigração irregular.

Outra medida sancionada pelo governador republicano foi o aumento das penas para o contrabando de seres humanos, visando desencorajar essa prática criminosa na região. Estas ações vêm como resposta a um número recorde de migrantes que tem sido interceptado ao atravessar a fronteira entre os EUA e o México desde que o presidente Joe Biden assumiu o cargo em 2021.

Os republicanos têm culpado Biden por reverter as políticas restritivas do ex-presidente Donald Trump, principal candidato à indicação do Partido Republicano para as eleições de 2024. Esta questão tem gerado polêmica no Congresso dos EUA, onde os republicanos afirmaram que não aprovarão um pacote de ajuda externa que inclua financiamento militar para Ucrânia e Israel, a menos que novas e rigorosas disposições de segurança fronteiriça dos EUA sejam incluídas.

Diante deste cenário, o tema da imigração ilegal continuará a ser um ponto de destaque na agenda política dos Estados Unidos, com um debate acalorado entre os diferentes partidos e um impacto significativo na vida dos migrantes e na geopolítica global.

(Reportagem de Ted Hesson em Washington; reportagem adicional de Daniel Wiessner em Albany, Nova York)


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo