DestaqueUOL

Prefeitos do Ceará trocam o PDT pelo PT em movimento de disputa pela hegemonia de Ciro Gomes no estado



Briga no PDT: prefeitos migram para o PT em disputa pela hegemonia do partido no Ceará

Briga no PDT: prefeitos migram para o PT em disputa pela hegemonia do partido no Ceará

O estado do Ceará vem sendo palco de uma intensa disputa política entre o PDT, liderado por Ciro Gomes, e o PT, do ex-presidente Lula. Essa disputa ganhou mais um capítulo recentemente, com a migração de seis prefeitos do PDT para o PT, incluindo o prefeito Evandro Leitão. Este movimento é resultado de um rompimento regional entre os dois partidos, desde as eleições de 2022, e faz parte de uma estratégia de disputa pela hegemonia do PDT no estado.

No evento de filiação de Evandro Leitão ao PT, o deputado estadual evitou falar sobre candidatura, mas a indicação é dada como certa. “Não se tem candidatura de uma pessoa, de uma cara, se constrói uma identidade com um grupo de pessoas que tem um pensamento que converge”, disse Leitão, ao lado de Camilo, ex-governador e principal cacique do PT cearense, de quem foi líder do governo na Alece.

Além da briga partidária, o PDT-CE passa por uma disputa interna entre os grupos de Ciro e do senador Cid Gomes, seu irmão, que anunciou desfiliação no último mês.

Briga no PDT

Em novembro, mais de 40 prefeitos do Ceará pediram desfiliação do PDT após reunião com Cid Gomes, alguns deles migraram hoje para o PT e é esperado que outros os sigam. Cid havia sido destituído por votação pela executiva nacional pedetista e conseguiu na Justiça retomar o controle local.

Essa movimentação política é reflexo do atual cenário de polarização entre o PT e o PDT no Ceará, que promete aquecer ainda mais as disputas políticas nos próximos meses. Enquanto isso, os eleitores cearenses acompanham atentos as mudanças e estratégias dos partidos em busca de liderança no estado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo