DestaqueUOL

Invasão de hacker na conta de Janja gera indignação e críticas à demora de plataforma na recuperação do perfil.







Artigo Hacker

Na noite da última segunda-feira, 11, a conta da primeira-dama Janja foi alvo de um ataque hacker por volta das 21h30. Durante quase uma hora e meia, o invasor utilizou o perfil para enviar mensagens de teor sexual e direcionar ataques ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, ao presidente Lula e a políticos em geral. A suspensão do perfil ocorreu por volta das 22h45, após uma série de publicações ofensivas.

Em seu retorno à plataforma, Janja se pronunciou sobre o incidente, revelando que se sentiu exposta, agredida, ameaçada e desrespeitada como nunca antes. Ela lamentou a demora dos administradores da rede X em congelar seu perfil para interromper as agressões, ressaltando que a equipe de redes sociais agiu rapidamente, mas o pesadelo durou até o bloqueio definitivo.

Além disso, Janja relatou transtornos e burocracia para reaver o controle de sua conta na plataforma. Ela criticou a demora na entrega do relatório do incidente para a Polícia Federal (PF), enfatizando que o documento foi disponibilizado “somente” quatro dias após o ocorrido.

A primeira-dama também aproveitou para denunciar a permissividade das plataformas em relação aos crimes de ódio. Ela afirmou que não é aceitável que tais empresas lucrem com a disseminação do ódio, sugerindo que o ataque ao seu perfil resultou em uma hora e meia de monetização para o X. Por fim, Janja reiterou a importância de as mulheres se sentirem seguras tanto na sociedade quanto no ambiente digital.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo