
Crise na indústria nacional de games
O estúdio brasileiro Rogue Snail, responsável pelo lançamento de “Relic Hunters Legend” em parceria com a Netflix, demitiu 17 funcionários após seis anos de desenvolvimento do jogo. A demissão em massa gerou impacto na indústria de games do país.
Fundado por Marcos Venturelli em 2014, o estúdio enfrentou uma reviravolta após negociar um projeto secreto com uma grande publicadora internacional. Os acordos resultaram em novas contratações, elevando o número de funcionários para 50, algo incomum para estúdios de games brasileiros.
No entanto, em março de 2023, o estúdio foi pego de surpresa com o cancelamento súbito do projeto e o corte de fundos, seguindo a tendência de demissões em massa em gigantes da indústria global, como Take-Two, Amazon, Riot, Microsoft e Electronic Arts.
Com o corte de recursos, a equipe de desenvolvimento de “Relic Hunters Legend” enfrentou uma pressão crescente, e o jogo teve uma recepção morna após seu lançamento. Isso resultou em uma demissão em massa, feita, de acordo com Venturelli, com transparência e diálogo com os funcionários. O fundador considera 2023 o ano mais difícil da história do estúdio.
Outra desenvolvedora brasileira, a Pocket Trap, enfrentou desafios para financiar seu novo projeto, embora tenha fechado um acordo com uma publicadora em 2023. De acordo com Henrique Alonso, cofundador do estúdio, qualidade, diversão e carisma não bastam: os investidores querem um jogo de baixo risco.
Carolina Caravana, vice-presidente da Abragames, afirma que a atual crise na indústria de games global é reflexo da redução de investimentos no setor após a pandemia da Covid-19. No Brasil, a redução de investimentos impacta a indústria, limitando-a a projetos de baixo orçamento e escopo reduzido.
Pedro Falcão, designer de narrativa da Rogue Snail, acredita que a situação contribui para a fuga de cérebros: “o mundo todo pode fazer jogos grandes e a gente não?”