Agência BrasilDestaque

Rayssa Leal, a Fadinha, garante vaga na final do Mundial de skate street em Tóquio

A atleta maranhense Rayssa Leal será a representante brasileira na final do Campeonato Mundial de Skate Street, que está sendo disputado em Tóquio, no Japão. Conhecida como Fadinha, a atual campeã garantiu sua classificação para a final com o quarto melhor desempenho na semifinal. A disputa ocorreu na madrugada deste sábado, pelo horário de Brasília.

Fadinha totalizou 241.82 pontos na somatória das notas da melhor volta pela pista, que incluiu duas voltas de 45 segundos, e das duas manobras em cinco tentativas. Ela ficou atrás da australiana Chloe Covell, que obteve 259.56 pontos, e das japonesas Yumeka Oda, com 249.00 pontos, e Funa Nakayama, que alcançou 242.96 pontos.

A final do campeonato começa às 2h05 deste domingo, com transmissão ao vivo online no site do Olympics Skateboarding, no YouTube. Além de Rayssa, também avançaram para a final as japonesas Liz Akama, Momiji Nishiya e Coco Yoshizawa, além da chinesa Chenxi Cui. A outra representante brasileira, Pâmela Rosa, ficou na 15ª posição, com 171.30 de pontuação, e foi eliminada da competição.

O Mundial de Skate Street é uma etapa classificatória para os Jogos Olímpicos de Paris, que acontecerão em 2024. O evento em Tóquio é a penúltima da primeira fase de classificação, que irá até março, com a etapa de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Para a próxima fase, apenas os 44 primeiros colocados avançam, com um limite de seis skatistas por país em cada gênero.

As disputas de skate street em Paris contarão com 44 atletas, 22 no masculino e 22 no feminino. Cada país poderá classificar um máximo de três skatistas por gênero. Atualmente, as três brasileiras mais bem colocadas no ranking olímpico são Rayssa, que ocupa a segunda posição, Pâmela, sétima colocada, e Gabi Mazetto, que está em 11º lugar. No masculino, o top-3 do país é composto por Kelvin Hoefler, na quarta posição, Giovanni Vianna, em décimo, e Felipe Gustavo, no 19º lugar.

A final masculina do campeonato começará às 3h30, pelo horário de Brasília. Os skatistas brasileiros, Rayssa Leal, Pâmela Rosa e Gabryel Aguilar, têm a chance de pontuar e garantir suas vagas para os Jogos Olímpicos de Paris. Este é um evento crucial para a preparação e classificação dos atletas brasileiros e de outros países para o evento olímpico de 2024.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo