Agência BrasilDestaque

Governo federal planeja inaugurar 100 novos institutos federais até 2026, em programa de expansão da educação profissional no país.

O governo federal tem planos ambiciosos para a educação profissional e tecnológica no país. A intenção é inaugurar mais 100 campi dos institutos federais até 2026, expandindo assim a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, criada em 2008. A notícia foi anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a abertura da 4ª Conferência Nacional de Juventude, o que gerou entusiasmo tanto na rede de institutos federais quanto entre os estudantes.

Atualmente, a rede federal conta com 38 institutos federais, dois centros federais de Educação Tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II, abrangendo mais de 680 unidades em todo o país e atendendo a mais de 1,5 milhão de estudantes. A iniciativa de expansão é vista como positiva pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), que destaca a importância de levar a educação profissional e tecnológica pública, gratuita e de qualidade para novos espaços e cidades.

O investimento para a expansão e consolidação dos institutos federais está previsto no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com um total de R$ 3,9 bilhões destinados para ambos os objetivos. No entanto, ainda não foram definidas as quantias específicas para cada um.

Além disso, a expansão dos institutos federais é vista como um fator importante para a oferta do novo ensino médio, que está em discussão no Congresso Nacional. Muitas das vagas dos institutos federais se destinam ao ensino técnico integrado ao ensino médio, o que reforça a importância da expansão para atender à demanda educacional.

Os estudantes também celebram a notícia da expansão, destacando a importância de garantir o funcionamento dos institutos existentes. A presidenta da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Jade Beatriz, ressalta a importância da expansão e a necessidade de garantir a alimentação gratuita nos institutos. Já a presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE), Manuella Mirella, destaca a essencialidade da expansão tanto dos institutos federais quanto das universidades federais para proporcionar escolhas aos estudantes.

O Ministério da Educação (MEC) afirmou que está finalizando os detalhes do plano de expansão em conjunto com a Casa Civil e que em breve o presidente Lula fará o anúncio oficial. Com todos esses movimentos, a educação profissional e tecnológica no Brasil caminha para uma expansão significativa, beneficiando inúmeros estudantes em todo o país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo