DestaqueUOL

De vendedor de ovos a bilionário: a trajetória de Anderson Birman, criador da gigante Arezzo&Co, é contada em sua biografia.




Biografia do Empresário Brasileiro Anderson Birman

Anderson Birman: Da Venda de Ovos a Bilionário das Indústrias de Calçados e Moda

Anderson Birman, empresário mineiro, teve seu primeiro emprego aos sete anos vendendo ovos “quentinhos da vovó” nas ruas de Manhuaçu, na zona da mata mineira. Este foi o início de uma trajetória de sucesso e superação que o levou a ser dono de uma das maiores empresas do setor de calçados, bolsas e acessórios da América Latina, o grupo Arezzo&Co.

Sua empresa hoje fatura mais de R$ 5 bilhões ao ano, com mais de mil lojas próprias e franquias no Brasil e no exterior. Além disso, o grupo Arezzo&Co. é dono de várias marcas renomadas no mercado, o que inclui a Arezzo, Schutz, Alexandre Birman, Anacapri, Fiever, Alme, Vans, My Shoes, Vicenza, Paris Texas, Reserva, e Carol Bassi. Este é um grande feito para alguém que começou vendendo ovos nas ruas de Manhuaçu.

No entanto, mesmo após ter alcançado tanto sucesso e riqueza, Birman percebeu que não precisava de tudo aquilo. “Se eu tivesse 25% do dinheiro que acumulei, já seria o bastante”, disse o empresário. Essa perspectiva revela uma das contradições que o empresário expõe em seu livro de 288 páginas, “A cada passo –Anderson Birman” (editora Citadel), escrito em colaboração com a jornalista Ariane Abdallah.

No livro, Birman compartilha seus feitos à frente da Arezzo, mas também fala sobre os fracassos e fraquezas que enfrentou ao longo de sua carreira. Um desses desafios foi a descoberta de que há cerca de dois anos, ele foi diagnosticado com Parkinson. Essa notícia abalou o empresário, mas ele procura encarar a situação com gratidão e positividade: “Parkinson faz parte da vida e me faz olhar as coisas de um jeito diferente”. Isso mostra a humanidade por trás do sucesso de Birman, tornando-o um exemplo de superação.

Já afastado da presidência da empresa desde 2013 e do conselho de administração desde 2017, Birman reflete sobre sua jornada e os desafios que enfrentou, amplamente compartilhados na biografia, que foge ao padrão de muitas biografias de empresários que tendem a enaltecer o ego. O livro oferece uma visão interna da vida e obra do empresário, bem como decisões pessoais e profissionais que levaram à construção e transferência de seu legado.

Birman, que já se envolveu com vertentes religiosas como o espiritismo kardecista e a umbanda, é um exemplo de perseverança, empreendedorismo e humanidade. E é através das palavras e experiências de Birman que outros empresários e aspirantes a empreendedores podem encontrar inspiração, ensinamentos e sabedoria.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo