Agência BrasilDestaque

Influencer e fisiculturista Renato Cariani se defende de acusações de envolvimento em esquema de desvio de produtos químicos para drogas.

Em live transmitida na última quinta-feira (14) no YouTube, o influencer e fisiculturista Renato Cariani se defendeu publicamente da acusação de fazer parte de um esquema criminoso de desvio de produtos químicos para fabricação de drogas. A acusação é objeto de investigação da Polícia Federal na Operação Hinsberg, que tramita em segredo de Justiça.

De acordo com a PF, a empresa de Cariani foi alvo de mandados de busca e apreensão na última terça-feira (12), quando a Operação foi deflagrada. O esquema criminoso, segundo a polícia, funcionava mediante a emissão de notas fiscais fraudadas por empresas licenciadas a vender produtos químicos em São Paulo. Além disso, a PF identificou transações fraudulentas vinculadas ao grupo, totalizando 60 transações.

Durante a live, Cariani afirmou que teve acesso aos autos do processo apenas no dia anterior. Ele também citou uma matéria veiculada na imprensa sobre a Operação Hinsberg, na qual a Polícia Federal interceptou uma conversa dele com sócios, na qual ele diz que iria “trabalhar no feriado para arrumar de vez a casa e fugir da polícia”. Segundo o influencer, a conversa se referia a uma licença ambiental e não tinha relação com atividades criminosas.

A empresa de Cariani, segundo ele, existe desde o ano 2000 e negou veementemente ter cometido qualquer irregularidade. O influencer ironizou as notícias veiculadas na imprensa, alegando que parece que ele é sócio de uma empresa criada para sustentar bandidos e produzir insumos para drogas.

Além de influencer, Renato Cariani se descreve em suas redes sociais como professor de química e educação física, atleta profissional, empresário e youtuber. Com mais de 7,5 milhões de seguidores somente no Instagram, o caso vem chamando atenção e gerando repercussão nas redes sociais.

Cariani se defendeu veementemente das acusações e disse estar confiante de que provará sua inocência. Ele afirmou que está colaborando com as investigações e aguardará o desenrolar do processo para esclarecer os fatos, alegando que confia na justiça e nos órgãos competentes para apurar a verdade dos fatos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo