DestaqueSenado Federal

Senador comemora assinatura de edital para dragagem do canal São Gonçalo, impulsionando comércio entre Brasil e Uruguai.

O senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) celebrou em discurso no Plenário nesta terça-feira (12) a assinatura do edital de licitação para a contratação de uma empresa responsável pela dragagem do canal São Gonçalo, importante hidrovia que liga a Lagoa Mirim à Lagoa dos Patos no Rio Grande do Sul.

No centro de seu discurso, o parlamentar destacou que a medida terá impacto positivo no comércio entre Brasil e Uruguai, através do Porto de Rio Grande, um dos principais polos industriais e portuários do estado gaúcho. O edital também inclui a sinalização da futura hidrovia Brasil-Uruguai.

Heinze ressaltou que, após a conclusão da dragagem e da sinalização, a intenção é que a hidrovia seja concedida à iniciativa privada já no segundo ano de implementação, o que a tornaria a primeira hidrovia com cobrança de pedágio no Brasil. O senador enfatizou a importância dessa iniciativa para o norte e nordeste do Uruguai.

O senador recordou ainda o encontro que teve com o presidente do Uruguai, Luís Lacalle Pou, em março de 2020, no qual discutiram parcerias para melhorar o transporte de cargas, especialmente de produtos agrícolas, e diversificar as atividades econômicas, visando aumentar a produção de alimentos em uma das regiões mais carentes do Uruguai. Além disso, Heinze destacou que a iniciativa contribuirá para aprimorar a logística de importação e exportação, reduzindo os custos de transporte.

Em suas palavras, o senador ressaltou: “Diversifica a região, aumenta a produção, porque eles [produtores uruguaios] precisam chegar ao Porto de Rio Grande. Eles querem exportar pelo porto e querem importar pelo porto. Hoje o adubo, por exemplo, intenso, como é no plantio dessa região, tem que vir por caminhão por quase 500 quilômetros de Montevidéu para a região. Virá por água por 200 quilômetros. Além de o custo ser mais barato do que o caminhão.”

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo