Agência BrasilDestaque

Professor Emerson Franco: Ensinando com Experiência e Esperança no Sistema Socioeducativo Brasileiro

O professor Emerson Franco, de 34 anos, é um sociólogo brasiliense que atua na ressocialização de adolescentes envolvidos em atos infracionais. Com uma história de superação, Emerson mergulha em sua própria memória para ensinar aos jovens que é possível dar a volta por cima, mesmo após cometer erros graves na adolescência.

Emerson, que foi apreendido aos 15 anos por envolvimento em furtos e posteriormente preso, hoje atua como palestrante voluntário no sistema socioeducativo, ministrando o projeto Papo Franco há sete anos. Através de suas aulas, ele aborda a importância de conhecer direitos elementares, como o direito de possuir um documento de identidade. Ele ressalta que, embora ele próprio tivesse sua documentação, essa não é uma realidade para todos os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa.

A dificuldade dos jovens em obter documentação foi tema de uma pesquisa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que revelou que apenas seis unidades federativas possuem projetos específicos para emissão de documentos para adolescentes em sistemas socioeducativos. A falta de programas desse tipo pode impactar diretamente as vidas dos jovens em reabilitação.

Emerson destaca que a documentação é um direito básico, e que é fundamental para que as pessoas possam reconquistar sua cidadania. Ele sempre busca se informar sobre a situação documental de cada adolescente, pois entende que é essencial para que possam receber benefícios e progredir em sua ressocialização.

A pesquisa do CNJ também ressaltou a importância de viabilizar o acesso à documentação civil para adolescentes no sistema socioeducativo, de forma a superar estigmas e evitar métodos invasivos de identificação compulsória. O relatório chamou a atenção para a necessidade de convênios e legislações que garantam a gratuidade da documentação para jovens em cumprimento de medida socioeducativa, e destacou a importância de reforçar a compreensão do papel dos documentos nos direitos básicos.

Para Emerson Franco, a conscientização dos jovens em cumprimento de medida socioeducativa e a busca por identificação são passos fundamentais para a mudança de rumo. Ele encara suas palestras como uma missão de vida, buscando evitar que os jovens cometam os mesmos erros que ele cometeu no passado. Hoje, Emerson é um exemplo de superação, com um crachá de professor e uma identidade renovada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo