DestaqueUOL

Ministra colombiana alerta para a necessidade de diminuir a produção de combustíveis fósseis em conferência climática internacional em Dubai.







Conferência em Dubai alerta para falta de compromisso na redução de combustíveis fósseis

Conferência em Dubai alerta para falta de compromisso na redução de combustíveis fósseis

“Não reconhecemos que a produção de combustíveis fósseis tem que começar a diminuir”, alertou a ministra colombiana Susana Muhamad, cujo país anunciou em Dubai que vai aderir a uma coalizão de países comprometidos com a interrupção dos investimentos na exploração de petróleo.

O texto representa um “passo adiante, mas não oferece o equilíbrio necessário para reforçar a ação mundial”, reagiu a Aliança dos Pequenos Estados Insulares, ameaçados pelo aumento do nível dos oceanos.

– Promessas não cumpridas –

A presidência emiradense organizou uma grande conferência em Dubai, com mais de 80.000 delegados, um recorde.

A COP28 começou com boas notícias em 30 de novembro, quando os países aprovaram, após apenas um ano de negociações, um fundo de perdas e danos para os países mais afetados pela mudança climática.

Apesar de todas as promessas, o mundo aumenta invariavelmente as emissões de gases do efeito estufa. Os cientistas alertam que, até 2030, os compromissos de redução propostos em Dubai representarão apenas um terço do sacrifício necessário.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo