DestaqueUOL

Conflito em Gaza: 1,9 milhão de residentes deslocados e abrigos da ONU atingidos pela violência.






Artigo

Segundo as Nações Unidas, 1,9 milhão de residentes em Gaza foram deslocados pelo conflito —cerca de 85% da população. Os abrigos da UNRWA receberam 1,3 milhão desse total nos 155 locais associados à entidade em Gaza.

Palestinos e trabalhadores humanitários não estão a salvo nos abrigos da organização: “A UNRWA estima que, no total, pelo menos 288 deslocados internos que estão em abrigos da UNRWA foram mortos e pelo menos mais 998 ficaram feridos desde 7 de outubro”, diz a organização.

Pelo menos 135 funcionários da UNRWA morreram desde 7 de outubro, quando o Hamas atacou Israel. No dia 12 de dezembro, um vídeo mostra uma pessoa com um capacete azul da ONU sendo morta a tiros em Beit Hanoun, no norte de Gaza, por um soldado das Forças de Defesa de Israel.

Qual é a situação da guerra

No 68º dia de guerra, tropas israelenses bombardearam uma célula do Hamas no bairro de Shejaiya, na Cidade de Gaza. Além disso, Israel disse ter realizado mais de 250 ataques na Faixa de Gaza no dia anterior.

Em resposta, os combatentes do Hamas dispararam foguetes contra Sederot e outras comunidades do sul de Israel. A maioria foi interceptado pelos sistemas de defesa aérea israelenses.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo