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Presidente da Capes pede aporte adicional de R$ 150 milhões ao Orçamento de 2024 para formação de docentes







Reunião da Comissão de Educação


Reunião da Comissão de Educação discute aumento de R$ 150 milhões para financiamento de formação de professores

11/12/2023 – 19:03 

Foto do Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Na última segunda-feira (11), a presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Mercedes Maria da Cunha Bustamante, esteve presente na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados para solicitar um aporte adicional de R$ 150 milhões no Orçamento de 2024. O objetivo do pedido é financiar a formação de professores.

Bustamante apresentou a proposta de lançar um edital do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) para oferta de 90 mil bolsas de licenciatura em pedagogia, somando 10 mil bolsas do Programa Residência Docente, totalizando 100 mil bolsas. Segundo ela, esse número representa 10% da formação de professores necessária no Brasil.

Durante a audiência, foi destacado que, com o orçamento atual, o lançamento de 100 mil bolsas pelo Pibid resultaria em um déficit de aproximadamente R$ 200 milhões nos recursos previstos para a Capes.

Foto do Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Além disso, a reunião também abordou a transformação do Pibid em política nacional. O deputado Rogério Correia (PT-MG), relator do Projeto de Lei 7552/14 que propõe a institucionalização do programa, defendeu a importância do Pibid na formação de professores e articulação entre teoria e prática.

O Pibid foi elogiado pela deputada Dandara (PT-MG) por sua finalidade de corrigir desigualdades sociais, reconhecendo a importância do programa, especialmente em um contexto pós pandemia em que muitos estudantes enfrentam dificuldades para retornar às atividades educacionais.

Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição – Geórgia Moraes


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