Agência BrasilDestaque

FAB repatria segundo grupo de brasileiros da Faixa de Gaza

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o segundo grupo de brasileiros repatriados da Faixa de Gaza está previsto para chegar ao Brasil. Composto por 48 pessoas, o grupo foi autorizado a deixar Gaza em direção ao Egito no dia 9 e, de lá, embarcaram para o Brasil no dia 10.

A aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou da capital do Egito, Cairo, às 19h03 (hora local) e está prevista para pousar na Base Aérea de Brasília às 3h20. Os repatriados foram recepcionados por diplomatas brasileiros no Egito antes de embarcarem.

De acordo com informações do Itamaraty, 24 pessoas que estavam na lista enviada pelo Brasil não receberam autorização para cruzar a fronteira de Rafah em direção ao Egito. Desde o início dos conflitos entre Israel e o Hamas, em outubro, o governo brasileiro já retirou um total de 1.524 brasileiros e palestino-brasileiros da Faixa de Gaza e de cidades israelenses.

Essas ações de repatriação foram realizadas por meio da Operação Voltando em Paz, que já contabiliza 11 voos de retorno ao Brasil. O primeiro grupo resgatado chegou ao país no dia 13 de novembro, também em um voo que partiu do Cairo em direção a Brasília. Naquela ocasião, desembarcaram 22 brasileiros e seus familiares palestinos.

A situação na Faixa de Gaza continua tensa, com a escalada dos conflitos entre Israel e o Hamas. O governo brasileiro tem atuado para garantir a segurança e a volta dos cidadãos brasileiros e seus familiares que se encontram na região. A Operação Voltando em Paz é um esforço conjunto que envolve a FAB, o Ministério das Relações Exteriores e demais entidades governamentais para trazer os brasileiros de volta ao país em segurança.

À medida que a situação na região se desenrola, é esperado que mais voos de repatriação sejam realizados para trazer os brasileiros e seus familiares de volta ao Brasil. A preocupação com a segurança e o bem-estar dos cidadãos brasileiros na região é uma prioridade para o governo brasileiro, que continua monitorando a situação de perto e tomando medidas para garantir o retorno seguro daqueles que desejam deixar a região.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo