DestaqueUOL

Líderes de direita da América do Sul confirmam presença na posse ultra-direitista argentino, enquanto esquerdistas de países vizinhos não comparecerão






Presidentes confirmam presença na posse de ultra-direitista argentino

Presidentes confirmam presença na posse de ultra-direitista argentino

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, foi convidado, mas não deve comparecer, designando algum representante (ainda não confirmado), assim como o presidente da Bolívia, Luis Arce, que não confirmou presença na posse do ultra-direitista argentino.

São os casos do uruguaio Luis Lacalle Pou, do paraguaio Santiago Peña e do equatoriano Daniel Noboa, que confirmaram a viagem a Buenos Aires. O chileno Gabriel Boric, de esquerda, também disse que vai.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, confirmou presença. Será a primeira vez que o ucraniano visita a América Latina desde que teve início a guerra com a Rússia, em 2022. Segundo a imprensa argentina, ele chegará em Buenos Aires na madrugada de domingo. O Clarín noticiou que haverá um forte esquema de segurança, com protocolo para a derrubada de aviões que sobrevoarem o espaço aéreo argentino sem autorização.

Estão confirmados o primeiro-ministro da Hungria, o ultradireitista Viktor Orbán; o rei da Espanha, Felipe 6°; e o presidente da Armênia, Vahagn Khachaturyan.

O líder do partido Vox, de extrema-direita da Espanha, Santiago Abascal, confirmou presença.

Jair Bolsonaro

Bolsonaro já está em Buenos Aires e se encontrou com Milei ontem. A comitiva do ex-presidente do Brasil tem quase 50 pessoas — a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro participa da viagem.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo