DestaqueUOL

Hunter Biden, filho de Joe Biden, é acusado de fraudar impostos e pode pegar até 17 anos de prisão nos EUA.





Departamento de Justiça dos EUA apresenta novas acusações criminais contra Hunter Biden

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos revelou, nesta quinta-feira (7), que apresentou novas acusações criminais contra Hunter Biden, filho do presidente Joe Biden. De acordo com os investigadores do caso, Hunter teria deixado de pagar US$ 1,4 milhão (R$ 6,8 milhões) em impostos enquanto mantinha um estilo de vida luxuoso.

Hunter recebeu um total de nove acusações criminais, e, se for condenado, pode pegar uma pena de até 17 anos de prisão. As investigações sobre o caso ainda estão em andamento, conforme informaram as autoridades envolvidas no caso.

As acusações apontam que Hunter “gastou milhões de dólares em um estilo de vida extravagante em vez de pagar suas contas de impostos”. Também é afirmado que o esquema fraudulento aconteceu enquanto ele atuava nos conselhos de um conglomerado industrial ucraniano e de um fundo de private equity chinês, entre 2016 e 2019.

O conselheiro especial do Departamento de Justiça que formalizou as acusações, David Weiss, e o advogado de Hunter não responderam aos pedidos de comentários feitos pela agência de notícias Reuters.

Investigações anteriores e impactos políticos

Esta não é a primeira vez que Hunter Biden enfrenta acusações. Em setembro, ele se tornou réu após uma investigação apontar que ele não informou sobre seus problemas com drogas, como manda a legislação, ao comprar um revólver em 2018. Isso marca a primeira vez que o filho de um presidente no cargo se torna alvo de uma acusação criminal, em um processo também conduzido por David Weiss. Hunter se declara inocente.

O procurador, nomeado para o Departamento de Justiça pelo ex-presidente Donald Trump, recebeu o status de conselheiro especial em agosto com o objetivo de obter mais autonomia nas investigações e blindar o governo contra acusações de interferência.

Repercussões políticas e desdobramentos do caso

Com problemas na Justiça e considerado uma espécie de ovelha negra da família Biden, Hunter é o principal alvo dos republicanos na tentativa de enfraquecer Joe Biden. Além dos processos contra Trump, a investigação motivou a abertura do processo de impeachment contra Joe Biden. A Casa Branca nega qualquer envolvimento do presidente nos problemas do filho e diz que as investigações ocorrem de forma autônoma e independente. Joe Biden já manifestou apoio ao filho em suas batalhas pessoais e jurídicas. Em entrevista no início do ano, ele disse que Hunter “não fez nada errado”. “Confio nele. Tenho fé nele”, afirmou.

Em meio a todos esses desdobramentos, o caso de Hunter Biden continua a ganhar atenção da mídia e do público, repercutindo não apenas nos círculos políticos, mas também na sociedade em geral.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo