Agência BrasilDestaque

Palmeiras conquista 12º título do Brasileirão após empate com o Cruzeiro; Santos é rebaixado para a Série B.

O Palmeiras conquistou o seu 12º título do Campeonato Brasileiro de sua história após empatar em 1 a 1 com o Cruzeiro, na noite desta quarta-feira (6), no estádio do Mineirão. Com esse resultado, a equipe paulista fechou a competição com 70 pontos, garantindo a liderança do Brasileirão 2023. Mesmo atuando diante de um Cruzeiro sem mais nenhuma ambição no torneio, o Palmeiras não encontrou facilidades e sofreu pressão nos momentos iniciais da partida. Aos 20 minutos, o Verdão conseguiu abrir o placar em um momento de desatenção da defesa adversária e o jovem atacante da equipe paulista, Endrick, aproveitou para balançar as redes.

Apesar das chances criadas pelo Palmeiras, o goleiro do Cruzeiro, Rafael Cabral, conseguiu segurar a vantagem do Verdão até o final da partida. Aos 34 minutos da etapa final, Nikão bateu colocado e empatou o marcador. Com isso, a equipe paulista consolidou sua liderança e garantiu mais um troféu do campeonato nacional.

Além disso, a última rodada do Brasileirão definiu também a equipe rebaixada para a Série B. O Santos, que disputará pela primeira vez na história a segunda divisão, encerrou a competição com 43 pontos e sofreu a queda inédita. Por sua vez, o Bahia, que goleou o Atlético-MG por 4 a 1, chegou aos 44 pontos e conseguiu escapar do rebaixamento.

Outro destaque da rodada foi a vitória do Grêmio sobre o Fluminense por 3 a 2, garantindo a segunda posição do torneio. O colombiano Arias abriu o placar para o Flu, mas o Grêmio virou o jogo ainda no primeiro tempo, com gols de Suárez e Galdino. Na etapa final, Suárez voltou a marcar, enquanto John Kennedy descontou para o Tricolor das Laranjeiras.

Além disso, o Fortaleza venceu o Santos por 2 a 1, garantindo a sua permanência na Série A em 2024. Jogando na Vila Belmiro, o Peixe viu o adversário levar a melhor, consolidando o seu rebaixamento histórico. Com isso, o Bahia e o Vasco também asseguraram a permanência na elite do futebol nacional para a próxima temporada.

Em outros confrontos, o Goiás venceu o América-MG por 1 a 0, o São Paulo bateu o Flamengo pelo mesmo placar, o Internacional derrotou o Botafogo por 3 a 1, o Coritiba perdeu para o Corinthians por 2 a 0, e o Cuiabá venceu o Athletico-PR por 3 a 0. Essas partidas encerraram a competição e definiram os destaques finais do Campeonato Brasileiro 2023.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo