DestaqueUOL

Solidariedade entre Palestina e África do Sul: Neto de Mandela organiza conferência em apoio aos palestinos em Johanesburgo.





Apoiadores inabaláveis: A Palestina e a luta de Mandela

A Organização para a Libertação da Palestina, liderada por Yasser Arafat, foi uma grande apoiadora da luta de Nelson Mandela contra o domínio da minoria branca na África do Sul. Muitos sul-africanos viram paralelos entre a resistência palestina à ocupação israelense e o movimento anti-apartheid liderado por Mandela.

Mandla Mandela, neto do ex-líder sul-africano, relembrou o apoio inestimável da OLP e afirmou que seu avô sempre enfatizava que a liberdade da África do Sul estaria incompleta sem a luta palestina. Isso foi mencionado em uma entrevista concedida por Mandla antes de uma cerimônia em homenagem ao 10º aniversário da morte de Nelson Mandela.

Entre os dias 3 e 5 de dezembro, Mandla Mandela, que também é parlamentar do Congresso Nacional Africano (CNA), organizou uma conferência de solidariedade aos palestinos em Johanesburgo. O evento contou com a presença de membros do Hamas, que é uma organização que está sob constante ameaça de aniquilação por parte de Israel, especialmente após um ataque ocorrido em outubro.

Os bombardeios israelenses em Gaza desde o referido ataque já resultaram na morte de mais de 15.500 pessoas, segundo dados do governo do Hamas. Além disso, mais de 75% dos 2,3 milhões de habitantes do enclave foram deslocados devido a essas ações militares.

No mês anterior, o ANC (Congresso Nacional Africano) expressou seu apoio a uma moção no Parlamento sul-africano para suspender os laços diplomáticos com Israel até que o país concorde com um cessar-fogo em Gaza.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo