Agência BrasilDestaque

IBGE revisa crescimento do PIB em 2022 para 3% em divulgação de contas nacionais trimestrais.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou uma revisão do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil para o ano de 2022. Segundo o órgão, o PIB teve um crescimento de 3%, uma alta em relação aos 2,9% previamente divulgados. A revisão foi anunciada juntamente com os resultados do terceiro trimestre de 2023, em coletiva de imprensa realizada no Rio de Janeiro.

A coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis, explicou que a diferença na revisão se deve à alteração dos pesos do Sistema de Contas Nacionais, que foi feita com base em novos dados. Segundo Palis, a revisão dos quatro trimestres de 2022 foi realizada levando em consideração dados primários frequentemente utilizados, como a pesquisa industrial mensal, a pesquisa de serviços, dados financeiros externos, dados de seguros, saúde e as pesquisas estruturais anuais na agropecuária.

O órgão destacou que, na divulgação do terceiro trimestre de cada ano, é realizada uma revisão mais abrangente das Contas Nacionais Trimestrais, incorporando os novos pesos das Contas Nacionais Anuais dos dois anos anteriores. Nesse momento, são incluídas atualizações nas séries de dados e aperfeiçoamentos metodológicos, de acordo com o IBGE.

As séries das Contas Nacionais Trimestrais foram revisadas após a divulgação dos resultados anuais definitivos para o ano de 2021 da série do Sistema de Contas Nacionais, tendo como referência 2010. A revisão do PIB para 2022 levou em consideração os resultados anuais definitivos de 2021.

No que diz respeito à oferta, a revisão não teve impacto significativo na indústria e nos serviços, mas registrou uma diferença significativa na agropecuária, cuja queda passou de 1,7% para 1,1%. Já do lado da demanda, as despesas de consumo do governo tiveram um aumento, passando de 1,5% para 2,1% com a revisão. Palis explicou que essa variação está relacionada aos dados de saúde, que sofreram revisões consideráveis.

Dessa forma, a revisão do PIB de 2022 teve como base um trabalho detalhado de coleta e análise de dados, resultando em ajustes nas séries trimestrais e anuais. O IBGE se empenha em fornecer informações atualizadas e precisas sobre a economia do Brasil, contribuindo para uma melhor compreensão do cenário econômico do país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo