Agência BrasilDestaque

Presidente do STF diz que Corte sempre desagrada alguém e pede respeito aos juízes em Encontro Nacional do Poder Judiciário

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, fez declarações polêmicas durante a abertura do 17° Encontro Nacional do Poder Judiciário, que aconteceu na última segunda-feira (4) em Salvador. Barroso afirmou que a Corte está sempre desagradando alguém e que, por isso, não é possível aferir a importância do prestígio do tribunal em pesquisas de opinião pública.

“A gente está sempre desagradando alguém. Essa é a vida de um tribunal constitucional independente que tem a coragem moral de fazer o que tem que fazer. E porque sempre estamos desagradando alguém, sempre alguém perde, não é possível aferir a importância do prestígio de um tribunal em pesquisas de opinião pública. Se tem uma forma de não cumprir bem o próprio papel na vida é tentar agradar todo mundo ao mesmo tempo, o que é impossível”, afirmou o ministro.

Além disso, Barroso reforçou a independência do STF e pediu aos juízes brasileiros que tratem com respeito a população que comparece aos tribunais do país. Ele destacou a importância de consideração e gentileza no tratamento com as pessoas em uma sala de audiência.

O ministro também anunciou a criação de um programa de bolsas de estudos para candidatos negros que desejarem prestar concursos públicos para a magistratura. Ele reconheceu que as pessoas negras não se sentem representadas no Poder Judiciário e defendeu a implementação de ações afirmativas para corrigir essa desigualdade.

“Temos uma dívida histórica com pessoas que foram escravizadas e trazidas à força, temos uma dívida com uma abolição que foi feita sem inclusão social”, completou Barroso.

O pronunciamento do ministro acontece após um caso de abuso de poder por parte de uma juíza Kismara Brustolin, que foi afastada das atividades após exigir ser chamada de “excelência” por um homem que foi ouvido como testemunha em um processo trabalhista. Esse incidente levantou o debate sobre a conduta dos juízes e a necessidade de respeito e consideração no tratamento com as partes envolvidas nos processos judiciais.

Barroso reforçou a importância do respeito e da equidade racial no sistema judiciário, demonstrando compromisso com a inclusão social das pessoas negras. Suas declarações refletem a busca por uma justiça mais igualitária e representativa da diversidade da população brasileira.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo