DestaqueUOL

Mulheres deputadas federais mais engajadas do que homens no primeiro ano de mandato, aponta levantamento.







Deputadas federais mais atuantes que colegas homens, indica levantamento

Deputadas federais mais atuantes que colegas homens, indica levantamento

Um levantamento feito pela organização Legisla Brasil demonstrou que deputadas federais estão mais mobilizadas do que seus colegas homens no primeiro ano de mandato. De acordo com o Índice Legisla, produzido pela entidade, as mulheres tiveram nota média de 4,6 em uma escala de 0 a 10, enquanto os homens alcançaram a média de 4.

O índice leva em consideração projetos de autoria com status especial, cargos ocupados na legislatura e número de requerimentos de audiência pública para avaliar a atuação dos parlamentares no Congresso Nacional.

De acordo com os dados levantados, as deputadas federais do Partido Liberal (PL) se destacaram em relação à fiscalização, produção legislativa e mobilização se comparadas às parlamentares do Partido dos Trabalhadores (PT).

Em produção legislativa, as deputadas do PL alcançaram uma nota média de 3,9, enquanto as do PT registraram 3,5. Já em mobilização, a nota foi de 5 e 4, respectivamente, evidenciando um maior engajamento das parlamentares do PL.

No quesito fiscalização, as parlamentares da oposição obtiveram a média de 1,4, enquanto as da base governista registraram 0,9. Em relação ao alinhamento partidário, as congressistas da base tiveram a maior nota, com média de 9,6, demonstrando um alto grau de alinhamento com a orientação partidária. Já as deputadas federais do PL obtiveram a média de 6,6 nesse quesito.

O Índice Legisla, em seu segundo ano, é uma ferramenta de avaliação de deputados federais, projetada para comparar o grau de produtividade e performance de cada parlamentar no exercício do mandato.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo