DestaqueSenado Federal

Celebração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência destaca arte e necessidade de políticas públicas eficientes.



Dança e música marcam celebração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência no auditório Petrônio Portela

Na manhã desta segunda-feira (4), o auditório Petrônio Portela foi palco de uma celebração especial em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, marcado em 3 de dezembro pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 1992. O evento foi organizado pelo presidente da Comissão de Comunicação e Direito Digital (CCDD), senador Eduardo Gomes (PL-TO), que fez um chamado à necessidade de auxiliar instituições de apoio na captação de recursos públicos e destacou a importância do cuidado com os profissionais e voluntários que atuam nesse segmento.

Mas o destaque da manhã foi a emocionante apresentação de Maurício Campos Júnior, mais conhecido como Junoca. Mesmo com 95% do corpo paralisado em decorrência de um incidente no parto, Junoca nunca se limitou por isso, tendo escrito o livro “Junoca fora da cadeira” (2021) com os pés. Com a ajuda de sua esposa, Allana, ele fez uma apresentação artística que emocionou a todos os presentes, reforçando sua perspectiva de normalidade e superação.

O ex-jogador de futebol e senador Romário (PL-RJ) enviou um vídeo especial agradecendo a realização do encontro e dirigindo-se às pessoas com deficiência, compartilhando sua experiência pessoal como pai de uma filha com Síndrome de Down e reforçando o papel das políticas sociais para atender a essas demandas.

Carinho e cuidado

O presidente do Movimento Orgulho Autista Brasil (Moab), Fernando Cotta, representando os grupos convidados, compartilhou sua história pessoal e a importância da data, ressaltando os desafios enfrentados no diagnóstico do autismo, além das dificuldades encontradas em relação à falta de informação. Além disso, atendidos de associações como a Pestalozzi, Ampare e Casa Azul, vinculada ao Governo do Distrito Federal (GDF), também participaram da celebração com apresentações musicais, fortalecendo o clima de inclusão e solidariedade que envolveu o evento.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo