Agência BrasilDestaque

Presidente Lula desembarca em Berlim para reunião de alto nível com líderes alemães e cooperação em energia e indústria

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a Berlim, na Alemanha, neste domingo para uma visita oficial de três dias, com uma agenda repleta de reuniões e eventos. O líder brasileiro foi convidado para um jantar oferecido pelo primeiro-ministro alemão, Olaf Scholz, ainda neste domingo.

A visita de Lula tem o intuito de reforçar a parceria e cooperação entre os dois países em diversas áreas, como energia, indústria, combate às fake news e transição ecológica. Este encontro representa a retomada do diálogo entre Brasil e Alemanha, um dos maiores e mais avançados países do mundo.

Ao longo dos três dias, estão previstos a assinatura de vários acordos que já vêm sendo negociados. As áreas de meio ambiente e mudança do clima, agricultura, bioeconomia, saúde, ciência, tecnologia e inovação, desenvolvimento global, integridade da informação e combate à desinformação estão entre os principais temas a serem discutidos.

Outro ponto importante a ser tratado durante a visita é a assinatura do acordo Mercosul-UE, que conta com o apoio da Alemanha. O presidente Lula tem encontros agendados com o presidente do país, Frank-Walter Steinmeier, com a presidente do Senado, Manuela Schwesig, e com parlamentares da coalizão governista.

A Alemanha é um dos maiores parceiros comerciais do Brasil, sendo a terceira maior economia mundial. Mais de mil empresas alemãs atuam em território brasileiro, e o país germânico é a oitava maior fonte de investimentos no Brasil. O comércio bilateral entre os dois países alcançou US$ 19 bilhões em 2022.

Antes de chegar à Europa, Lula esteve no Oriente Médio, onde participou da 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 28), em Dubai, nos Emirados Árabes. Ele também cumpriu agendas em Riade, na Arábia Saudita, e em Doha, no Catar.

A visita do presidente brasileiro à Alemanha marca a retomada de suas viagens internacionais, após se submeter a uma cirurgia para restaurar a articulação do quadril. Ao retornar ao Brasil, Lula receberá os chefes de Estado do Mercosul na cúpula que será realizada em 7 de dezembro, no Rio de Janeiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo