Agência BrasilDestaque

Faperj lança benefícios inéditos para cientistas mães e com deficiência no Rio de Janeiro em 2024

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) anunciou recentemente que concederá benefícios inéditos para dois grupos de pesquisadores. O órgão, vinculado ao governo estadual, lançará dois editais – Apoio às Cientistas Mães e Apoio aos Cientistas com Deficiência – com o intuito de oferecer bolsas para esses grupos. Esta é a primeira vez que uma iniciativa desse tipo é desenvolvida no país.

Os dois editais estão previstos para serem lançados em 2024 e foram elaborados pela Comissão Permanente de Equidade, Diversidade e Inclusão da Faperj, que foi criada em fevereiro deste ano. Ambas as propostas foram aprovadas pelo conselho superior da entidade.

A primeira chamada, que será aberta no primeiro semestre de 2024, será destinada a pesquisadoras que se tornaram mães nos últimos seis meses e que possuam vínculo com instituições de ciência e tecnologia sediadas no Rio de Janeiro. Além disso, casos de adoção também serão contemplados. A iniciativa contará com a parceria do Instituto Serrapilheira e do movimento Parent in Science, que busca apoiar mães na ciência e propor políticas públicas e ações.

Já a chamada Apoio aos Cientistas com Deficiência terá como foco projetos apresentados por pesquisadores com título de doutor, que sejam docentes ou técnicos administrativos em instituições de ensino e pesquisa sediadas no estado do Rio. Para se habilitar ao benefício, os proponentes devem possuir condição de deficiência, congênita ou adquirida. A expectativa é que ao menos 15 projetos sejam selecionados e os recursos obtidos poderão ser usados em despesas previstas em infraestrutura necessária para o desenvolvimento da proposta. Os pesquisadores contemplados também poderão requisitar bolsas de iniciação científica para estudantes envolvidos nos projetos.

Além das iniciativas inéditas, o Conselho Superior da Faperj também aprovou uma segunda edição para o Programa Meninas e Mulheres nas Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e Computação, cujo lançamento também está previsto para 2024. Esta nova edição terá uma duração estendida para 24 meses e beneficiará projetos desenvolvidos com a participação de jovens da graduação, ensino fundamental e ensino médio. Esta é uma grande conquista para a comunidade científica no estado do Rio de Janeiro e uma oportunidade para valorizar e incentivar a presença de diferentes grupos na pesquisa acadêmica.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo