
Presidente do Uruguai espera concluir acordo Mercosul-UE
O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, manifestou suas esperanças de concluir antes do fim do ano o acordo de associação comercial entre o Mercosul e a União Europeia. Ele fez essa declaração em meio aos preparativos para a cúpula do bloco sul-americano, que acontecerá na semana que vem no Brasil e terá o tema em destaque.
Lacalle Pou explicou que acredita na possibilidade de alcançar o acordo, apesar do ceticismo existente, devido ao compromisso mútuo de avançar com o presidente brasileiro e ao fato de que o presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez, deixará a presidência da UE no final do ano. “Por que acredito que pode ter uma chance, mesmo ainda tendo um certo ceticismo? Porque o presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez, deixa a presidência da UE agora no final do ano e tem um compromisso mútuo de avançar com o presidente brasileiro”, declarou o presidente uruguaio a jornalistas.
Ele complementou suas declarações expressando otimismo: “Então esperamos ter boas notícias”. Essa expectativa é compartilhada por muitos setores, que vislumbram os benefícios que um acordo comercial entre os blocos traria, tanto para a economia quanto para as relações políticas e diplomáticas.
A cúpula do Mercosul será uma oportunidade para debater e avançar nas negociações, e a presença de Lacalle Pou na reunião sinaliza a importância que o Uruguai atribui a esse processo. Além disso, a declaração do presidente uruguaio reafirma o compromisso e a disposição dos países envolvidos em buscar uma solução que beneficie a todos.
Espera-se que a cúpula proporcione avanços significativos nas discussões sobre o acordo Mercosul-UE, alimentando a esperança de que um consenso final possa ser alcançado antes do final do ano, como almeja o presidente uruguaio.