Lula da Silva exalta redução de 8% na emissão de gases de efeito estufa e pede mais compromisso dos países desenvolvidos na COP 28

Na manhã desta sexta-feira (1º), durante sua participação na COP 28, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, destacou a redução de 8% nas emissões de gases de efeito estufa pelo Brasil. Em seu discurso, ele ressaltou a importância do compromisso do país com a preservação do meio ambiente e defendeu a necessidade de os países mais desenvolvidos aumentarem suas metas de descarbonização, visando limitar o aumento do aquecimento global em 1,5%.
Acompanhando o presidente Lula na COP 28, o presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco, também fez pronunciamentos relevantes. Ele elogiou a criação do Fundo de Perdas e Danos, destinado a apoiar os países mais impactados pelas mudanças climáticas. No entanto, Pacheco ressaltou a importância de os países que mais poluem e já devastaram suas florestas compensarem aqueles que se esforçam para preservar seus recursos naturais.