Comissão de Administração da Câmara dos Deputados discute demissões em massa no Banco da Amazônia, a ser realizada nesta quinta-feira.

30/11/2023 – 06:52
Divulgação/Basa
O Banco da Amazônia (Basa) será o foco de debate na Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados nesta quinta-feira. A discussão foi solicitada pela deputada Fernanda Melchionna (Psol-RS) e tem como pauta principal as demissões que ocorreram na instituição. A deputada destaca que a administração do banco optou por desligar os funcionários do quadro de apoio sem qualquer tipo de mediação, ainda durante o governo anterior.
“Mesmo com a mudança na gestão do banco, não houve até o momento qualquer sinalização de que haverá a reversão dessa política de verdadeira demissão em massa”, afirmou a deputada.
O Basa é uma empresa de economia mista que atua em todos os estados da região Norte do País, além do Maranhão e Mato Grosso. Segundo Fernanda Melchionna, o banco vem obtendo resultados financeiros positivos nas últimas três décadas, alcançando um lucro líquido recorde em 2022, superando a marca de R$ 1 bilhão – um aumento de 52,1% em 12 meses.
O debate será realizado às 13h30, no plenário 8, e contará com a presença de diversas autoridades e especialistas que foram convidados para discutir a questão das demissões no Basa.
Este evento é de grande importância para esclarecer os motivos por trás das demissões e buscar soluções para resguardar os direitos dos trabalhadores afetados. O público também aguarda por uma posição oficial da administração do banco em relação a essa questão.
Da Redação – RL