Senado aprova entrada da Bolívia no Mercosul em projeto de decreto legislativo.

Na última sessão do Senado, foi aprovado por unanimidade o projeto de decreto legislativo que diz respeito à entrada da Bolívia no Mercosul. O PDL 380/2023 traz em seu bojo a consideração do protocolo de adesão assinado pelo Estado Plurinacional da Bolívia em 2015, em Brasília. A adesão da Bolívia como Estado-Parte no Mercosul dependia da aprovação dos parlamentos de todos os membros do bloco: Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Com a aprovação do Senado, a Bolívia torna-se oficialmente o quinto integrante do Mercosul, faltando apenas a promulgação do texto para que a adesão seja efetivada.
Vale ressaltar que, para que a Bolívia fosse aceita como Estado-Parte no Mercosul, era necessário que todos os parlamentos dos países membros aprovassem sua entrada no bloco. Com a aprovação unânime no Senado, o Brasil, último integrante a formalizar a adesão, cumpriu com os trâmites necessários para a entrada da Bolívia no Mercosul.
O protocolo de adesão da Bolívia ao bloco havia sido assinado em 2015, durante uma reunião em Brasília. Desde então, o país aguardava a aprovação de todos os membros do Mercosul para se tornar oficialmente parte do bloco econômico. Com a aprovação do Senado, este processo finalmente será concluído com a promulgação do texto.