Ministro da Fazenda Fernando Haddad apresenta Plano de Transformação Ecológica durante viagem ao Oriente Médio e Alemanha e participa da COP 28.

No início da semana, Haddad se juntou à comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e embarcou na segunda-feira, 27 de novembro. Ao chegar à Arábia Saudita, o ministro teve um encontro com o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman. A reunião teve o objetivo de fortalecer os laços políticos e econômicos entre o Brasil e a Arábia Saudita.
Na sequência, Haddad e Lula se reunirão com empresários sauditas em busca de oportunidades de comércio e investimento entre os dois países. Depois, a comitiva seguirá para Doha, no Catar, onde o ministro participará de eventos com empresários, destacando o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) e o Plano de Transformação Ecológica do Brasil. Há ainda encontros de alto nível previstos com autoridades do Catar.
Já em Dubai, a partir do dia 1º de dezembro, ocorrerá a participação da delegação brasileira na COP 28, incluindo reuniões com autoridades internacionais ligadas ao meio ambiente e aos compromissos do Plano de Transformação Ecológica.
A viagem também terá passagem pela Alemanha, onde Haddad terá reuniões bilaterais com ministros alemães ligados à agenda econômica e climática. Participará também da consulta interministerial Brasil e Alemanha, reunião presidida por Lula.
O retorno ao Brasil está previsto para terça-feira, 5 de dezembro, quando Haddad participará da Cúpula Social do Mercosul no Rio de Janeiro. Em 6 de dezembro, ele participará da Reunião Ordinária do Conselho do Mercado Comum do Mercosul, com reuniões dos ministros das Relações Exteriores, da Economia e de presidentes do Banco Central dos estados membros e associados ao bloco econômico.
Por fim, em 7 de dezembro, está prevista a 63ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados, presidida por Lula e com a participação de ministros do Mercosul. O ministro Haddad terá uma agenda cheia nas próximas semanas, participando de importantes eventos internacionais e reuniões de alto nível para discutir questões econômicas e climáticas.