
Em uma recente conversa, o presidente eleito da Argentina, Javier Milei, anunciou o nome de Gerardo Werthein como o novo embaixador argentino nos Estados Unidos. A escolha de Werthein é mais um passo do governo de Milei para reforçar seus laços com os EUA.
A permanência do atual embaixador, Daniel Scioli, foi questionada pelo atual presidente argentino, Alberto Fernández. Fernández afirmou que é impossível para alguém que pensa de forma tão diferente contribuir para o governo, em referência a Milei.
Relação com Lula
No último domingo (26), Javier Milei enviou uma carta ao ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, por meio de sua futura chanceler, Diana Mondino. A intenção do encontro foi enfatizar o convite de Milei para a posse presidencial, que contará com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro. Esta aproximação marca uma mudança na postura de Milei, que já fez críticas duras a Lula no passado.
O tom do texto da carta entregue a Lula é diferente dos ataques feitos pelo argentino ao brasileiro durante a eleição. Milei já se referiu ao petista como “ladrão”, “comunista furioso” e “ex-presidiário”. As primeiras críticas são de 2021, quando se fortaleceram os rumores de que Lula seria candidato à Presidência.