Agência BrasilDestaque

Reforço na segurança: Presidência instalará 708 novas câmeras e vidros blindados no Planalto

As instalações presidenciais, como o Palácio do Planalto, o Palácio da Alvorada e a Granja do Torto, passarão por um reforço na segurança com a instalação de 708 novas câmeras de segurança até meados do próximo ano. A iniciativa vem de uma portaria interministerial de 2017, mas só começou a ser implementada no ano passado.

O secretário de Segurança Presidencial do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI), general Roberto Peixoto, afirmou que as novas câmeras poderiam ter ajudado na averiguação dos incidentes do dia 8 de janeiro. Ele também anunciou a instalação de vidros blindados no térreo do Palácio do Planalto, para evitar atos de vandalismo.

Porém, essa alteração precisa ser aprovada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), devido à possível mudança na fachada do prédio. Além disso, está prevista a instalação de pinos hidráulicos na base da rampa do Palácio do Planalto, para impedir a passagem de veículos.

A segurança presidencial também contará com novos mosaicos de telas e guaritas equipadas com detectores de metal e raio-x. Atualmente, 310 militares do GSI e do Comando Militar do Planalto são responsáveis pela segurança presidencial em Brasília e em outros escritórios de representação.

Além das mudanças na segurança presidencial, o GSI passou por uma reformulação estrutural recentemente. A Secretaria de Segurança Presidencial foi dividida em dois departamentos para dar mais foco à segurança, enquanto a coordenação de viagens, eventos e cerimonial foi transferida para outra secretaria.

Também foi criada a Secretaria de Segurança da Informação e Cibernética, antes um departamento, que se dedica a melhorar a segurança cibernética e da informação no âmbito público. Com isso, o GSI comemora 85 anos na próxima sexta-feira com mudanças significativas em sua estrutura e atuação.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo