Câmara dos DeputadosDestaque

Ministra da Saúde defende vacinação de crianças contra Covid-19 contra oposição de deputados em audiência na Câmara dos Deputados.




Ministra da Saúde defende vacinação de crianças

28/11/2023 – 21:03  

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Nísia Trindade: medida segue recomendação de sociedades científicas

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, defendeu a inclusão da vacina contra Covid-19 para crianças de 6 meses a 5 anos no Programa Nacional de Imunização, ressaltando que a medida segue a recomendação de sociedades científicas. Trindade enfatizou que 110 crianças morreram em decorrência da doença somente neste ano, justificando a necessidade da vacinação.

Ao longo de 2023, o país registrou 3.379 casos de síndrome respiratória aguda grave por Covid-19 em menores de 1 ano e 1.707 casos na faixa de 1 a 4 anos. A ministra compartilhou esses números durante a audiência pública da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados, para a qual foi convidada por oito parlamentares. A maioria dos deputados que a convidaram é contrária à vacinação obrigatória para crianças.

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Bia Kicis defendeu mais debate em torno da vacina

Bia Kicis, deputada do PL-DF, defende mais debate em torno da vacinação, citando audiências públicas realizadas com médicos contrários à medida. A deputada argumenta que o imunizante não deveria ser chamado de vacina, mas sim de terapia gênica, e que é necessário um debate mais abrangente sobre o tema.

Em contrapartida, a ministra Trindade contestou a afirmação de Kicis, declarando que o FDA nunca chamou a vacina de RNA mensageiro de terapia gênica.

Polêmica sobre a vacinação de idosos
O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) argumentou que vários países europeus restringiram a aplicação da vacina contra a Covid-19 a idosos, afirmando que cientistas suíços teriam concluído que as vacinas traziam mais riscos do que benefícios. Ele ainda destacou a existência de uma “epidemia mundial” de morte súbita pós-vacinação contra a Covid.

Porém, a ministra da Saúde alertou que falar contra as vacinas é uma temeridade que coloca em risco a saúde da população, e acusou representantes da oposição de mentirem em relação à vacina, prejudicando o programa de imunização como um todo.

Criticas entre parlamentares
Durante a audiência, deputados da base do governo acusaram a oposição de mentir a respeito da vacina, colocando em risco a saúde da população em busca de ganhos políticos. Em resposta, o deputado Jorge Solla (PT-BA), que é médico, afirmou que a oposição está comprometendo a proteção de crianças, gestantes e idosos para obter vantagens eleitorais.

A ministra Nísia Trindade deixou a audiência antes do encerramento, e alguns deputados sugeriram que ela seja convocada novamente para comparecer à Câmara. A presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, Bia Kicis, concordou com a ideia e disse que colocará o requerimento em votação. Esta foi a terceira vez que a ministra da Saúde compareceu à Câmara.

Reportagem – Maria Neves
Edição – Geórgia Moraes


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo