Agência BrasilDestaque

Prefeitos de municípios do Rio de Janeiro se reúnem para discutir serviços da Enel e medidas contra ondas de calor.

Prefeitos do Rio de Janeiro se reúnem para discutir serviços prestados pela Enel

Nesta segunda-feira (27), prefeitos de diversos municípios do estado do Rio de Janeiro se reuniram no Theatro Municipal de Niterói para discutir a prestação de serviços da Enel, concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica em suas respectivas cidades.

O motivo para o encontro foi a insatisfação com a falta de energia que se arrastou por vários dias depois de um temporal e fortes ventos atingirem a região. Na última segunda-feira (20), o prefeito de Niterói, Axel Grael, determinou que a Procuradoria Geral do Município (PGM) entrasse com ação na Justiça para cobrar da Enel a solução para o problema. Como resultado, a Segunda Vara Cível de Niterói decidiu aplicar multa diária de R$ 200 mil à concessionária por não ter restabelecido o fornecimento de energia em todo o município.

A Enel se pronunciou por meio de uma nota divulgada na quinta-feira (23), informando que o fornecimento de energia elétrica aos clientes afetados pela tempestade do sábado havia sido restabelecido. A empresa afirmou também que suas equipes estavam atuando intensivamente para atender casos específicos de ocorrências pós-chuva.

Além disso, a projeção de ondas de calor na cidade do Rio de Janeiro levou a prefeitura a anunciar medidas para amenizar o impacto do calor na população, marcando uma entrevista coletiva para discutir o assunto. O aumento da demanda de energia também gerou problemas na capital, com apagões na região da Rocinha. Como resposta, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Serviços Delegados e das Agências Reguladoras da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) deve realizar uma audiência pública com os presidentes das empresas Enel e Light para prestarem esclarecimentos sobre a falta de energia.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo