Agência BrasilDestaque

Sebrae Rio promove evento Aquilombar para fortalecer empreendedorismo afro-brasileiro na Praça Mauá, no Rio de Janeiro

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Rio de Janeiro (Sebrae Rio) está realizando o evento Aquilombar, com foco no empreendedorismo no segmento afro-brasileiro. A iniciativa acontece neste sábado (25) e no domingo (26), das 10h às 18h, na Praça Mauá, região central da capital do estado.

A escolha da Praça Mauá como local para o evento foi estratégica, já que o local é marcado pela herança africana, o que o torna uma opção especial para celebrar o mês do movimento negro, com homenagens ao Dia da Consciência Negra. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas através do link disponibilizado.

De acordo com um levantamento feito pelo Sebrae Rio, baseado em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 51,5% dos empreendedores do estado do Rio são negros, sendo que 75% deles possuem negócios na informalidade. Além disso, o rendimento médio dos negros donos de negócios é 32% inferior ao dos empreendedores brancos. Segundo dados da pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva, os negros movimentam mais de R$ 1,7 trilhão por ano no Brasil.

Sergio Malta, diretor de Desenvolvimento do Sebrae Rio, enfatizou a importância do evento para promover a diversidade e divulgar a cultura afro, além de apoiar o desenvolvimento dos empreendedores por meio de oficinas e palestras. A programação do Aquilombar inclui rodas de conversa, atrações musicais, uma feira com produtos de moda, beleza, artesanato e gastronomia típica de afroempreendedores.

Dentro do espaço interativo, os participantes poderão encontrar serviços de barbeiro e trancista, além de participar de oficinas sobre mídias digitais, aumento de vendas, microempreendedorismo individual (MEI) e acesso ao crédito. A iniciativa busca, portanto, não apenas promover o empreendedorismo afro-brasileiro, mas também oferecer ferramentas e suporte para o crescimento e fortalecimento desse segmento da economia.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo