Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, é convocada para depor na CPI das ONGs após recusa de comparecimento.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, é esperada na CPI das ONGs em reunião marcada para segunda-feira (27), às 11h. A ministra já havia sido convidada para comparecer à CPI. Depois do seu não comparecimento, porém, os membros da comissão decidiram transformar o convite em convocação. De acordo com o gabinete do presidente da comissão, senador Plínio Valério (PSDB-AM), a ministra confirmou o comparecimento na segunda.
O requerimento para a convocação da ministra foi apresentado pelo senador Marcio Bittar (União-AC), relator da comissão. Bittar registra que, desde o início dos trabalhos, a CPI definiu que os convidados que se recusassem a comparecer seriam convocados, “decisão que contou com a anuência da totalidade dos membros da CPI”. O senador pondera que a ministra foi convidada, recusou-se a comparecer e “outra opção não resta a não ser convocá-la”.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Na próxima segunda-feira (27), a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, é aguardada na CPI das Organizações Não Governamentais (ONGs) para prestar esclarecimentos. A presença da ministra havia sido inicialmente solicitada, mas, diante da sua ausência, a comissão decidiu tornar o convite em convocação. Segundo informações do gabinete do presidente da comissão, senador Plínio Valério (PSDB-AM), a ministra confirmou que estará presente no encontro.
O requerimento para a convocação da ministra foi apresentado pelo senador Marcio Bittar (União-AC), relator da comissão. Segundo Bittar, desde o início dos trabalhos, ficou estabelecido que os convidados que se recusassem a comparecer seriam convocados, contando com o apoio unânime dos membros da CPI. O senador ressaltou que, diante da recusa da ministra em comparecer, a única alternativa foi convocá-la para prestar esclarecimentos.