INSS em Maceió disponibiliza atendimento em Libras para usuários surdos em experiência piloto de acessibilidade.

Essa medida, publicada no Diário Oficial da União, representa uma experiência piloto para ampliar a acessibilidade no atendimento e poderá ser expandida a partir de fevereiro de 2024. O serviço de Atendimento Remoto em Libras (AteliBr) precisa ser agendado pelos beneficiários nas agências de Arapiraca e Tabuleiro do Martins, através do Meu INSS (aplicativo ou site) ou pela Central de Atendimento 135.
Os beneficiários precisam comparecer à agência de Previdência Social no dia e hora agendados, para acessar o serviço prestado pela Central de Atendimento em Libras (CAL), por videochamada. O serviço é disponibilizado apenas para tratar de assuntos relacionados ao beneficiário surdo ou com deficiência auditiva e tem duração de até 60 minutos, com tolerância de mais 15. Durante o atendimento, um colaborador será disponibilizado para fazer a conexão da chamada, digitalização, envio de documentos e impressão de protocolos ou outros produtos necessários.
Essa experiência piloto terá duração de 180 dias e passará por avaliação antes de ser implementada definitivamente. A partir de fevereiro de 2024, outras agências do país poderão participar da segunda etapa da experiência. Atualmente, todas as agências do INSS estão preparadas para receber pessoas surdas ou com deficiência auditiva, acompanhadas por intérprete ou tradutor de Libras.
Além disso, em alguns locais, também há servidores capacitados para atendimento presencial. Essas iniciativas representam um avanço do INSS na promoção da inclusão e acessibilidade, visando garantir que todos os cidadãos tenham igualdade de acesso aos serviços oferecidos pela instituição.