Agência BrasilDestaque

Equipe brasileira de atletismo conquista 13 medalhas no primeiro dia do Parapan de Santiago, incluindo recorde mundial.

A equipe de atletismo do Brasil conquistou 13 medalhas no primeiro dia de disputas da modalidade nos Jogos Parapan-Americanos em Santiago, no Chile, nesta terça-feira (21). Com direito a duas dobradinhas, a equipe brasileira teve um desempenho excepcional, com atletas garantindo medalhas de ouro, prata e bronze.

No arremesso de peso classe F57, Thiago Paulino garantiu o ouro e Marco Aurélio Borges conquistou a prata. Jerusa Geber e Thalita Simplício fizeram uma dobradinha na prova dos 200 metros classe T11, com Jerusa ficando no lugar mais alto do pódio.

Além disso, o Brasil conquistou mais duas medalhas de ouro, com Yeltsin Jacques na prova dos 5 mil metros da classe T11 e com Izabela Campos no lançamento de disco da classe F11. Outra prata veio com Aline Rocha nos 400 metros classe T53/T54, e a equipe brasileira garantiu seis bronzes em diferentes modalidades.

No tiro esportivo, o destaque foi para Alexandre Galgani, que garantiu o lugar mais alto do pódio na prova de 10 metros do rifle sentado SH2, batendo o recorde Parapan-Americano e garantindo a vaga para as Paralimpíadas de Paris em 2024.

Na modalidade de halterofilismo, os brasileiros também se destacaram, conquistando uma medalha de bronze na disputa de equipes mistas.

O dia também foi marcado por um recorde mundial. Beth Gomes, lançou o disco a 17,80 metros na classe F53 e superou sua própria marca. Apesar disso, ela não ficou com a medalha de ouro, já que apenas duas atletas competiram na prova.

Os atletas brasileiros exibiram grande desempenho nas diversas modalidades e emocionaram o público com suas conquistas. A expectativa é que o país continue dando um show nos Jogos Parapan-Americanos em Santiago, demonstrando talento, dedicação e determinação em cada disputa.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo