DestaqueSenado Federal

CAS aprova projeto que estabelece revisão anual de pagamento para serviços privados ao SUS em hospitais filantrópicos.




Projeto de lei para revisão anual do pagamento dos serviços privados oferecidos ao SUS é aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou nesta quarta-feira (22) o projeto de lei (PL 1.435/2022) que estabelece a revisão anual do pagamento dos serviços privados oferecidos ao Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto, originário da Câmara dos Deputados, recebeu parecer favorável do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), relator da matéria, que apresentou uma emenda. Agora, o texto segue para análise do Plenário.

O PL propõe uma modificação na Lei Orgânica da Saúde (Lei 8.080/1990), estabelecendo que, quando os recursos do SUS forem insuficientes, o sistema poderá recorrer aos serviços privados, especialmente aos hospitais filantrópicos, para atender à população. Além disso, o projeto determina que os valores pagos pelo suporte dessas entidades sejam revistos anualmente, em dezembro, de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

O senador Veneziano destacou que o subfinanciamento é um problema crônico da saúde pública no Brasil. Segundo ele, a remuneração das entidades filantrópicas representa apenas 60% do necessário para a manutenção dessas organizações.

Em suas palavras: “É de se admirar que, mesmo com essa grande discrepância, os hospitais filantrópicos continuem de portas abertas, prestando atenção à saúde da nossa população, mesmo sem receber o mínimo para cobrir seus custos”.

O texto original previa a regulação do pagamento por meio de uma legislação revogada em dezembro de 2022. No entanto, a emenda proposta pelo senador Veneziano atualiza a revisão dos valores e propõe que ela seja feita por meio da variação do IPCA.

Fonte: Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo