Agência BrasilDestaque

A CBL divulgou a relação dos finalistas da 65ª edição do Prêmio Jabuti, premiação nacional do livro e referência no mercado editorial brasileiro

A 65ª edição do Prêmio Jabuti, a mais importante premiação nacional do livro e referência no mercado editorial brasileiro, divulgou nesta terça-feira (21) a relação dos finalistas. Das 4.245 obras inscritas, foram selecionadas cinco finalistas para cada uma das 21 categorias, que foram distribuídas em quatro eixos: literatura, não ficção, produção editorial e inovação. A premiação é uma iniciativa da Câmara Brasileira do Livro (CBL) que visa promover a literatura e o mercado editorial no Brasil.

O curador do prêmio, Hubert Alquéres, agradeceu o corpo de jurados pela dedicação e trabalho hercúleo. Ele destacou que todos os finalistas merecem reconhecimento e parabéns pelo talento demonstrado em suas obras. A CBL anunciou que os vencedores, que incluem o título de Livro do Ano, serão revelados ao público na noite de 5 de dezembro, em um evento que acontecerá no Theatro Municipal de São Paulo. O vencedor do Livro do Ano receberá um prêmio no valor de R$ 70 mil e passagens e estadia para participar da Feira do Livro de Frankfurt de 2024, na Alemanha, um dos eventos literários mais importantes do mundo.

A presidente da CBL, Sevani Matos, destacou que o Prêmio Jabuti representa a celebração à bibliodiversidade e é um movimento para garantir a cultura no país. Ela afirmou que a proximidade da grande festa do livro tem animado a todos os envolvidos.

Uma novidade da edição deste ano é a categoria Escritor Estreante, para autores que tenham publicado sua primeira obra em língua portuguesa no Brasil em 2022. O livro deve ser de romance de entretenimento ou romance literário.

No entanto, um episódio polêmico marcou o prêmio no último dia 10 de novembro, dia seguinte à divulgação da lista de semifinalistas. A organização do prêmio excluiu o livro “Frankenstein”, que figurava na categoria Ilustração, uma vez que a obra tinha sido integralmente ilustrada por software de inteligência artificial (IA). A CBL justificou que as regras da premiação estabelecem que casos não previstos no regulamento sejam deliberados pela curadoria, e a avaliação de obras que utilizam IA em sua produção não estava contemplada nas regras.

A CBL explicou que o nome Jabuti tem a ver com um esforço para a valorização da cultura popular brasileira, sendo escolhido um animal da fauna nacional e também um personagem da literatura infantil de Monteiro Lobato.

Eixo: Literatura
Das categorias, Conto, Crônica, Histórias em Quadrinhos, Infantil, Juvenil, Poesia, Romance de Entretenimento, e Romance Literário, os finalistas de cada categoria foram divulgados pela organização do prêmio.

Eixo: Não Ficção
As categorias Artes, Biografia e Reportagem, Ciências, Ciências Humanas, e Ciências Sociais também tiveram seus finalistas revelados. Confira a lista completa no site da organização do prêmio.

Com a proximidade do evento que celebrará o Prêmio Jabuti, o mercado editorial brasileiro está ansioso pela divulgação dos vencedores e a expectativa em torno do grande vencedor do Livro do Ano, que receberá uma premiação significativa. A premiação é vista como um importante estímulo à produção literária nacional e ao reconhecimento do talento de autores brasileiros.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo