Agência BrasilDestaque

Santa Catarina em alerta: 71 cidades em emergência devido a fenômenos climáticos e previsão de novos temporais e frente fria.

Santa Catarina enfrenta uma situação preocupante nos próximos dias. Com 71 cidades em estado de emergência devido aos efeitos de fenômenos climáticos, o estado deve se preparar para enfrentar temporais e uma nova frente fria ao longo da semana.

Segundo um boletim divulgado nesta segunda-feira (20) pela Defesa Civil estadual, após um dia de tempo firme, o clima deve ficar instável a partir desta terça-feira (21). Estão previstas chuvas fracas e isoladas para o leste catarinense nesta segunda-feira, mas amanhã a combinação de calor e umidade favorece a ocorrência de temporais isolados, especialmente na divisa com o Rio Grande do Sul.

Apesar do estado do solo estar encharcado e instável em algumas áreas, os técnicos da Defesa Civil consideram baixo o risco das chuvas desta terça-feira causarem novas ocorrências. Entretanto, entre quarta-feira (22) e quinta-feira (23), uma nova frente fria pode causar temporais, alagamentos, deslizamentos, enxurradas, queda de galhos e danos à rede elétrica, principalmente no Grande Oeste catarinense, onde pode chover o equivalente a algo entre 70 mm e 130 mm.

Com rios em níveis elevados e o solo encharcado, a Defesa Civil considera alto o risco de inundações nas bacias hidrográficas nas regiões do Grande Oeste, Vale do Itajaí e Planalto Sul – regiões onde o órgão considera muito alto o perigo de alagamentos e enxurradas.

Na sexta-feira (24), um sistema de alta pressão avança pelo estado e mantém o tempo firme com variação de nuvens nas regiões de divisa com o Rio Grande do Sul. Já nas demais áreas, ainda há condição para chuvas fracas. O final de semana deve ser marcado pelo tempo nublado e temperaturas amenas. Não se descarta a possibilidade de pancadas de chuva isoladas, especialmente nas áreas de divisa com o Paraná.

Além disso, a Defesa Civil estadual autorizou o início da abertura das comportas da Barragem Oeste, em Taió, cidade do Alto Vale do Itajaí onde duas idosas morreram no último dia 16, depois que o carro em que elas estavam afundou ao passar por uma área alagada. Com as chuvas que atingiram a bacia hidrográfica do Rio Itajaí na semana passada, o reservatório da Barragem Oeste atingiu os 100% de capacidade, começando a verter água e exigindo a abertura das comportas como forma de reduzir o volume d’água escoada pelo vertedor e o próprio nível do reservatório.

Onze prefeituras decretaram estado de calamidade pública em Santa Catarina: Trombudo Central, Rio do Sul, Vidal Ramos, Rio do Oeste, Pouso Redondo, Botuverá, São João Batista, Agrolândia, Braço do Trombudo, Agronômica e Lontras. Três mortes foram registradas devido aos efeitos das chuvas, sendo duas em Taió e uma em Palmitos, no oeste catarinense.

O impacto das chuvas e inundações resultou em pelo menos 5.858 pessoas desalojadas, que buscaram abrigos públicos ou de instituições assistenciais. O número de desalojados, temporariamente abrigados em locais como casas de amigos, parentes, hotéis, pousadas, ainda não foi contabilizado.

Diante desse cenário, é essencial que a população de Santa Catarina esteja alerta e preparada para enfrentar possíveis consequências decorrentes dos fenômenos climáticos previstos para os próximos dias. A colaboração de todos, incluindo os órgãos de defesa civil e assistência à população, é fundamental para minimizar os impactos desses eventos naturais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo