DestaqueUOL

“Líderes latino-americanos felicitam Milei por vitória e respeitam decisão democrática do povo argentino”






Análise e repercussão das eleições na Argentina

Líderes da América Latina comentam resultado

Após o resultado do pleito deste domingo, lideranças da América Latina felicitaram Milei pela vitória. Por meio de mensagens em suas redes sociais, os chefes de Estado do Brasil, do Chile, da Colômbia e de outros países destacaram a escolha do povo argentino.

O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, desejou êxito ao novo governo e manifestou que o país está disposto a trabalhar junto aos argentinos.

“A democracia é a voz do povo, e ela deve ser sempre respeitada. Meus parabéns às instituições argentinas pela condução do processo eleitoral e ao povo argentino que participou da jornada eleitoral de forma ordeira e pacífica. Desejo boa sorte e êxito ao novo governo.”

Gabriel Boric, presidente do Chile, saudou Milei e destacou a atitude honrada de Sergio Massa em reconhecer a derrota. “Ao povo argentino, desejo o melhor e saibam que sempre contarão com nosso respeito e apoio. Como presidente do Chile, trabalharei incansavelmente para manter nossas nações irmãs unidas e colaborando para o bem-estar de todos e todas”, declarou.

“Hoy el pueblo argentino tuvo una jornada democrática para elegir a su Presidente por los próximos cuatro años. Saludo a Javier Milei por su triunfo y a Sergio Massa por su digno reconocimiento de la derrota. Al pueblo argentino le deseo lo mejor y sepan que siempre contarán con…”

“A extrema-direita ganhou na Argentina; é uma decisão da sua sociedade. Triste para a América Latina e já veremos… o neoliberalismo já não tem proposta para a sociedade, não pode responder aos problemas atuais da humanidade”, disse, por sua vez e em tom crítico, o chefe de Estado colombiano, Gustavo Petro.

Ele destacou, no entanto, que as relações entre os dois países e os vínculos entre os povos se manterão com respeito mútuo. “Felicito a Milei, e esperamos do progressismo argentino as avaliações que permitirão que os povos latino-americanos aprendam com as lições da história”, escreveu.

Guilherme Ribeiro e Érika Ceconi | Especial para Diálogos do Sul, ComunicaSul e Barão de Itararé*


* A reprodução deste conteúdo é livre e gratuita, desde que citadas a fonte e a lista de entidades apoiadoras da cobertura.

A Agência ComunicaSul está cobrindo as eleições de 2023 na Argentina graças ao apoio das seguintes entidades: [Lista de entidades apoiadoras da cobertura]


As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo