Brasil conquista 20º ouro no Parapan de Santiago com medalhas no paraciclismo, halterofilismo e natação

Na mesma modalidade, Lauro Chaman levou a prata na classe C5 (deficiência físico-motora e amputados) com o tempo de 27:06:06. Já no halterofilismo, o Brasil somou mais duas medalhas, com Bruno Carra conquistando o ouro na categoria 54kg ao levantar 161kg, tornando-se bicampeão parapan-Americano, e João Maria França Jr. levando o bronze ao levantar 160kg. No feminino, Maria de Fátima Castro comemorou a medalha de bronze na categoria até 67kg após levantar 110kg na sua segunda tentativa.
Na natação, o Time Brasil conquistou seis medalhas, com destaque para Wendell Belarmino (S11) e Douglas Matera (S13) que ficaram com o ouro, Ruan Lima (S10) que garantiu a prata, e o trio Thomaz Matera (S12), Phelipe Rodrigues (S10) e José Luiz Perdigão (S11) que conquistaram o bronze. As classes de 1 a 10 são destinadas a atletas com limitações físico-motoras, enquanto as classes 11 a 13 são para deficientes visuais.
Além disso, no basquete feminino, as brasileiras venceram a Colômbia com facilidade, aplicando 72 a 20. A partida foi realizada pela Fase de Grupos. A competição também contou com a participação de atletas com deficiência nos membros inferiores (amputados e lesionados medulares) e paralisados cerebrais.
O Brasil segue se destacando nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago e a expectativa é de que mais medalhas sejam conquistadas ao longo do evento.