Inep prorroga prazo para pedidos de reaplicação do Enem 2023 até segunda-feira (20) devido a problemas de saúde e logística.

Segundo o Inep, os pedidos de reaplicação devem ser feitos através da página do Participante do Enem. A reaplicação do exame está agendada para os dias 12 e 13 de dezembro. As pessoas que tenham sido afetadas por problemas logísticos, como comprometimento da infraestrutura, falta de energia elétrica no local de prova ou erro de aplicação, podem solicitar a reaplicação. Participantes alocados a mais de 30 quilômetros da residência indicada no ato da inscrição também têm direito a solicitar a reaplicação.
Além disso, o Inep esclarece que entre as doenças infectocontagiosas listadas no edital estão covid-19, tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela. Os candidatos que se enquadram nesses casos devem apresentar documentos comprobatórios para análise individual do pedido de reaplicação.
No entanto, o instituto ressalta que quem faltou a qualquer um dos dias do exame por motivos que não se enquadram nos critérios estabelecidos não terá direito à reaplicação. Dessa forma, é necessário que os candidatos estejam atentos aos requisitos estabelecidos pelo Inep para garantir o seu direito à reaplicação do Enem.
Com a prorrogação do prazo, o Inep busca garantir que os candidatos que tiveram dificuldades nos dias do exame ou que foram afetados por problemas de saúde tenham a oportunidade de realizar a prova em condições adequadas. A medida visa assegurar a isonomia e o direito de participação de todos os candidatos no Enem 2023.