Brasil desperdiça vantagem e é derrotado de virada pela Colômbia nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026

Com essa derrota, o Brasil caiu para a quinta posição na tabela de classificação, somando 7 pontos. A liderança agora é da Argentina, com 12 pontos, seguida pelo Uruguai, que venceu a Argentina por 2 a 0 e agora ocupa a segunda posição com 10 pontos. A Colômbia está em terceiro lugar, com 9 pontos, e a Venezuela, que empatou em 0 a 0 com o Equador, é a quarta colocada com 8 pontos.
O técnico Fernando Diniz apostou em um quarteto de ataque formado por Rodrygo, Raphinha, Vinícius Júnior e Gabriel Martinelli. A estratégia deu certo no início, com o gol de Martinelli, mas a saída de Vinícius Júnior devido a uma lesão muscular no primeiro tempo afetou o desempenho da seleção. A substituição de Rodrygo no segundo tempo também contribuiu para a queda de rendimento da equipe.
Com a desorganização em campo, a Colômbia conseguiu virar o placar com dois gols de Luis Díaz, aos 29 e 33 minutos do segundo tempo. Esta foi a primeira vez na história das Eliminatórias Sul-Americanas que a Colômbia conseguiu vencer o Brasil. A partida histórica deixou a torcida colombiana em êxtase, demonstrando a importância da vitória para o país.
A derrota do Brasil gerou críticas e preocupações sobre o desempenho da equipe na disputa das Eliminatórias. O técnico Fernando Diniz terá que fazer ajustes e motivar os jogadores para as próximas partidas, visando conquistar a classificação para a Copa do Mundo de 2026.