DestaqueUOL

Startup Joby Aviation realiza primeiro voo bem-sucedido com táxi voador elétrico em Manhattan, prometendo viagens rápidas e acessíveis




Joby Aviation realiza primeiro voo bem-sucedido com táxi voador elétrico

Joby Aviation realiza primeiro voo bem-sucedido com táxi voador elétrico

No último domingo, a startup Joby Aviation fez história ao realizar o primeiro voo bem-sucedido com um táxi voador elétrico. A façanha ocorreu durante uma exibição no bairro de Manhattan, em Nova York. A empresa anunciou que pretende oferecer viagens do centro financeiro de Wall Street até o aeroporto internacional JFK em aproximadamente sete minutos, revolucionando o transporte aéreo na cidade.

O veículo em questão é um eVTOL, semelhante aos produzidos pela Embraer, e lembra um helicóptero. Os executivos estimam que os voos com esses modelos terão um custo de entre US$ 50 e US$ 100 por passageiro, tornando o serviço acessível para uma ampla gama de clientes.

A Joby Aviation e sua concorrente, a Archer Aviation, têm como objetivo disponibilizar os primeiros táxis voadores no mercado até 2025, inicialmente nos Estados Unidos, e posteriormente nos Emirados Árabes Unidos e na Índia, ampliando a revolução do transporte aéreo em uma escala global.

“O que considerávamos ficção científica se tornou, hoje, uma realidade”, declarou o diretor de segurança da Archer Aviation, Billy Nolen, à AFP durante o Salão Aeronático de Dubai. “Está acontecendo, é real, e vocês vão ver isso no mercado em 2025”, acrescentou.

Previsões apontam que a Administração Federal de Aviação dos EUA aprovará o avião elétrico para quatro passageiros com decolagem e pouso verticais, conhecido como Midnight e produzido pela Archer Aviation, até 2025. A certificação nos Emirados Árabes Unidos deve seguir de forma “quase simultânea”, facilitando a introdução do novo modelo no mercado local em 2026.

Os voos também estão programados para começar em cidades importantes da Índia, como Nova Délhi, Mumbai e Bangalore, destacando o potencial do mercado indiano para a expansão do serviço de táxis voadores.

Enquanto isso, testes de voo estão em andamento na Califórnia para validar o desempenho do Midnight em diversas condições. Inicialmente, os voos custarão entre 4 e 5 dólares por passageiro por quilômetro, com a expectativa de redução pela metade em dois ou três anos, refletindo o compromisso da empresa com práticas sustentáveis e amigáveis ao meio ambiente.

Com a colaboração da AFP e Reuters, a Joby Aviation e a Archer Aviation estão dando passos significativos para revolucionar o transporte aéreo e introduzir táxis voadores elétricos como uma alternativa viável, eficiente e sustentável em diversas cidades ao redor do mundo.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo