
Forte chuva atinge o Rio de Janeiro após sensação térmica de 58,5°C
Na noite de terça-feira (14), o Rio de Janeiro foi atingido por uma forte chuva, deixando estragos pela capital fluminense. A chuva veio após a cidade registrar uma sensação térmica de 58,5°C durante a manhã, causando impactos significativos em diversos pontos da cidade. Registrou-se quedas de quatro árvores e de uma estrutura, bem como alagamentos em várias áreas.
De acordo com o Centro de Operações do Rio (COR), as zonas Oeste e Central foram as mais afetadas. As quedas de árvores foram registradas em Bangu, Centro e Padre Miguel, onde também caiu uma estrutura, parcialmente ocupando o sentido centro da Avenida Brasil por uma hora.
Várias vias da capital, como Heitor Beltão, Santa Cruz, Passos, Frei Caneca e Campo de São Cristóvão, registraram bolsões d’água, complicando ainda mais a situação. Às 20h30, o município entrou em estágio de mobilização, o que significa haver riscos de ocorrências de alto impacto na cidade.
Calor intenso
Além da chuva, o Rio registrou uma sensação de 58,5°C, a maior desde 2014. A medição foi realizada às 9h15 na Estação de Guaratiba, na zona oeste da cidade. Enquanto isso, os termômetros marcaram 42,5°C em Irajá, na zona norte da capital fluminense. A cidade está sob a influência de uma massa de ar quente que atinge boa parte do Brasil.
O Sistema Alerta Rio explicou que a sensação térmica é um cálculo realizado com variáveis meteorológicas medidas, para quantificar a temperatura que o corpo humano sente, de forma generalizada. Esta medida considera a temperatura do ar e a umidade relativa no seu cálculo.
Consumo de energia elétrica