DestaqueSenado Federal

Senador destaca Dia Mundial do Diabetes e reforça importância de campanhas para prevenção e tratamento da doença.

O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) destacou, em pronunciamento nesta terça-feira (14), o Dia Mundial do Diabetes, celebrado nesta data. O parlamentar contou que a data foi instituída em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo Kajuru, o dia foi escolhido por ser aniversário do médico canadense Frederick Banting, que descobriu a insulina.

Segundo o senador, antes da descoberta da insulina, que facilita a metabolização da glicose, a sobrevida de pacientes diagnosticados com diabetes era muito pequena. Felizmente, não é o quadro atual, embora haja preocupação em todo o mundo com o número crescente de casos. O Brasil é o quarto país do mundo com diabéticos, atrás apenas de China, Índia e Estados Unidos. Estamos próximos de 25 milhões de brasileiros que têm a doença, que causa problemas cardíacos, acidente vascular cerebral, cegueira, falha dos rins e até amputação das pernas.

O parlamentar destacou que o tema da campanha deste ano é “Educar para Proteger o Futuro”. Segundo Kajuru, a doença é silenciosa e pode ser evitada na maioria dos casos, sendo essencial realizar alertas, campanhas e fóruns sobre o tema.

Kajuru afirmou ter sido o primeiro parlamentar brasileiro a criar centros de diabéticos com atendimento 100% gratuito. Ele disse manter, com suas emendas parlamentares, três centros completos onde já foram atendidos mais de 20 mil pacientes e realizadas mais de 8 mil cirurgias.

O senador enfatizou: “Agora, estou lutando para inaugurar mais cinco unidades no ano que vem, cobrindo todo o estado de Goiás com centros especializados completos de atendimento aos diabéticos. Fico mais feliz ainda, senhoras e senhores, por saber que o idealizado para o meu estado tende a ser replicado 100% igual em outras unidades da Federação. Quanto mais estrutura para enfrentar o diabetes, melhor. Diante da celeridade com que a doença vem se espalhando, além de celebrar o dia mundial, em 14 de novembro, é preciso criar condições para que todos os dias seja possível esclarecer sobre como evitá-la e prestar a devida assistência aos diabéticos.”

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo