Agência BrasilDestaque

Agências bancárias não abrem no feriado da Proclamação da República e em estados com feriado no Dia da Consciência Negra

No feriado nacional do Dia da Proclamação da República, as agências bancárias não farão atendimento ao público. Da mesma forma, no Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, as agências também permanecerão fechadas nos estados e municípios onde a data é considerada feriado.

Já nos dias 16, 17 e 21 de novembro, os bancos abrirão normalmente nas localidades que não tiverem feriados municipais. A medida foi divulgada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que também informou que os serviços de autoatendimento estarão disponíveis para os clientes, assim como os canais digitais e remotos dos bancos, como internet e mobile banking. Além disso, as contas de consumo, como água, energia elétrica e telefone, e os carnês com vencimento no dia 15 ou 20 poderão ser pagos, sem acréscimo, no primeiro dia útil após o feriado.

Vale ressaltar que o Dia da Consciência Negra não é um feriado nacional, porém seis estados brasileiros têm feriado na data por lei estadual: Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo, além de cerca de 1.260 municípios, incluindo as capitais Cuiabá (MT) e Goiânia (GO). A data, que lembra a morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares em 1695, é uma importante celebração da história e cultura afro-brasileira.

Assim, é importante que os clientes estejam cientes das informações divulgadas pela Febraban para se programarem e evitarem imprevistos durante o período de feriado. A utilização dos serviços de autoatendimento, dos canais digitais e remotos, além do adiamento do pagamento das contas de consumo são alternativas que os clientes podem utilizar para garantir a conveniência e segurança de suas transações financeiras durante esse período festivo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo