Candidatos têm até sexta-feira para solicitar reaplicação do Enem por problemas de saúde e logística

Segundo o Ministério da Educação, entre os problemas logísticos que possibilitam a reaplicação das provas estão alguns ligados a comprometimento da infraestrutura, como desastres naturais, falta de energia elétrica no local (caso comprometa a visibilidade da prova), falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante e erro no procedimento de aplicação da prova, caso incorra em comprovado prejuízo ao candidato.
Além disso, as doenças infectocontagiosas que possibilitam a reaplicação da prova incluem covid-19, tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) explica que, nos casos de doenças infectocontagiosas, os pedidos de reaplicação devem ser acompanhados por documentos comprobatórios, que serão analisados pelo Inep individualmente. Nos casos de ausência devido a problemas logísticos, o Inep avaliará as solicitações, de acordo com as intercorrências registradas.
Para solicitar a reaplicação do exame, o candidato deve acessar a Página do Participante e apresentar documento que comprove a necessidade. Os dados inseridos no pedido não podem ser alterados após o envio.
Os candidatos que solicitarem a reaplicação do Enem devem aguardar a análise do Inep para saber se terão direito ao exame novamente. A reaplicação das provas está prevista para ocorrer nos dias 13 e 14 de dezembro de 2023. Todos os detalhes sobre o processo de reaplicação podem ser encontrados no site oficial do Enem.